Peruca

Diante do medo que muitas mulheres têm de perder o cabelo por causa da quimioterapia, resolvi escrever um pouco sobre como fazer a peruca ficar mais natural e com que frequência lavar e pentear.

Estou postando FOTOS minhas de peruca, para que vocês vejam que comprando uma peruca que combine com você e arrumando de um jeito que também combine com você, é possível ficar bem natural.

Obs.:Coloquei fotos grandes para que vocês possam olhar todos os detalhes.

Peruca Sintética

Lavando
A peruca sintética são aquelas com fios de plástico. Nesse caso, ao lavar, não importa qual produto você vai usar para lavar (shampoo, sabão, etc.), pois você estará lavando um plástico.
O único cuidado durante a lavagem deve ser não embaraçar os fios, pois o ato de pentear pode estragar os fios da peruca.
Para evitar o embaraçamento, eu segurava a peruca na posição em que se usa na cabeça. Isso acarretava em lavar os fios com uma só mão.

Vamos entender como funciona o fio de plástico
Experimentem pegar um fio da peruca e esticar puxando as duas pontas e depois soltar uma das pontas. Isso vai ser semelhante a ação de pentear sem delicadeza. Vocês verão que o fio esticará e, ao soltar, o fio ficará danificado, e nunca mais voltará a ser o que era antes. Por que? Porque ele é plástico! Imaginem esticar uma sacola plástica. Ela volta ao normal depois? Não!

Penteando
Ao pentear eu costumava usar muito creme de cabelo. Muito mesmo. Para que ficasse o mais fácil possível pentear sem esticar os fios. Outra coisa que eu usava muito era paciência para pentear com o máximo de delicadeza. Eu penteava a peruca na mesma posição em que se usa na cabeça, ou seja, segurava com uma mão e passava o creme e penteava com a outra mão. Depois de desembaraçados os fios, eu retirava o excesso de creme e colocava para secar sempre na mesma posição.

Secando
É importante que a peruca não seque ao sol. Lembrando que peruca é plástico, e o que acontece quando o plástico fino fica sob o sol? Derrete! E, uma vez derretido, não volta mais ao que era antes. Então, secar sempre à sombra!

Frequência para Lavar e Pentear
Isso depende da frequência com a qual você usa a peruca. Como ela não está no seu corpo o dia inteiro, ela não precisa ser lavada todos os dias. Mas, sempre que sentir que a peruca precisa ser lavada, lave. E sempre que ela estiver bagunçada, penteie. Mas, lembre-se de que quanto mais pentear, mais danos causará esticando os fios. Então, quanto mais usar, mais terá que lavar e pentear, e quanto mais lavar e pentear, mais rápido a peruca se estragará.

Peruca Natural
A minha peruca era sintética, então não tenho experiência sobre como lidar com uma peruca com fios naturais. Mas, imagino que seja mais ou menos do mesmo jeito com a diferença que o shampoo e o condicionador devem ser bem escolhidos. Talvez seja necessário também escovar a peruca.


Como ter uma Peruca mais Natural

Quais Escolher
1) Não tente fugir das franjas, pois são elas que escondem a raiz da peruca. E a raiz é a parte mais "estranha" da peruca. Dificilmente você vai encontrar uma peruca com uma raiz bem feita. Então é melhor aceitar a franja, mesmo que seja um discreto franjão;
2) Você nunca vai achar uma peruca que você ame de primeira. Pesquise bastante, prove várias e compre a que ficou menos ruim. Com o tempo você aprenderá a se sentir bem com ela;
3) Escolha uma peruca com um tamanho mediano ou curto (pois é mais fácil de cuidar);
4) Escolha uma peruca que combine com você;
5) Escolha uma peruca que fique natural. E peruca que fica natural é aquela que você olha na loja e pergunta ao vendedor "é de cabelo de verdade ou é sintética?". Se você não sabe distinguir, então é porque ela parece ser bem natural.

Quais Evitar
1) Fuja das peruca com fios muito brilhosos, pois são muito artificiais (geralmente peruca de fios muito escuros ficam com esse aspecto).
2) Fuja das perucas que não combinam com você (exemplo: peruca muito jovem em mulheres maduras ou perucas muito arrumadas em pessoas que não são muito vaidosas).
3) Outra coisa que não fica legal é quando a peruca dá muito volume aos fios causando o efeito "capacete";
4) Não compre a peruca que você acha bonita, compre a que combina com você.

Como Tornar a Peruca Mais Natural Ainda
A minha peruca tinha o efeito capacete, por outro lado, tinha um tamanho um pouco abaixo do ombro, o que a tornava fácil de cuidar. Também tinha uma cor natural e que combinava comigo. Eu estava me sentindo muito estranha com ela, mas eu precisava comprar uma, então comprei a que achei menos estranha.

1) Você pode encontrar uma cabeleireira que corte os cabelos da sua peruca sintética, mas mesmo assim é um risco que você corre comprando uma peruca que você não sabe como ficará no seu rosto depois de cortada.
2) Você pode usar quase todos os acessórios e prendedores que usava antes. A única coisa que você precisa respeitar é: NUNCA DEIXAR A RAIZ DA PERUCA APARECER.
3) Para que a raiz não apareça ao prender, deixe sempre umas mechas por cima da orelha para esconder a ausência da "costeleta".



Pessoal, espero ter ajudado.
Estou à disposição para qualquer dúvida!

6 comentários:

  1. Lindona! ótima explicação!!!
    pra quem precisa, existe no brasil um banco de perucas, que doam às mulheres com ca mama perucas para serem usadas nesse período, estimulando assim o bem estar da mulher. é a fundação laço rosa. http://www.fundacaolacorosa.com/

    minha irmã recebeu a peruca dela!! ficou linda!
    bjos amigas!!!

    ResponderExcluir
  2. Ameiiiiii... muito bem explicadinho e as fotos estão lindas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos e vc tbm é mto bonita
    bjo

    ResponderExcluir
  4. O primeiro blog que le foi o seu, devorei-o! Depois outros e outros...Vc não quis usar lencos? ficou perfeita essa peruca. Estou na primeira quimio e já sentindo a necessidade de tirar o cabelo... Parabéns pelo blog, continue nos ajudando. bjos

    ResponderExcluir
  5. O primeiro blog que le foi o seu, devorei-o! Depois outros e outros...Vc não quis usar lencos? ficou perfeita essa peruca. Estou na primeira quimio e já sentindo a necessidade de tirar o cabelo... Parabéns pelo blog, continue nos ajudando. bjos

    ResponderExcluir